Negócios

EUA reduzem burocracia para comprar pescados brasileiros

O mercado norte-americano responde por quase 90% das compras de pescados brasileiros Os Estados Unidos deixarão de exigir a Certificação Sanitária Internacional (CSI) para a importação de pescados do Brasil, medida que flexibiliza e diminui as burocracias do processo de embarque do produto para o mercado norte-americano. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou que essa mudança …

O mercado norte-americano responde por quase 90% das compras de pescados brasileiros

Tilápia é um dos pescados mais exportados pelo Brasil — Foto: Ernesto de Souza

Os Estados Unidos deixarão de exigir a Certificação Sanitária Internacional (CSI) para a importação de pescados do Brasil, medida que flexibiliza e diminui as burocracias do processo de embarque do produto para o mercado norte-americano.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou que essa mudança agilizará as vendas do produto brasileiro. “O fim dessa exigência não significa falta de controle. Pelo contrário, os empresários brasileiros continuarão a seguir as normas da Administração Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos, o que simplifica o processo, desburocratiza e aumenta a competitividade do setor”, afirmou o ministro Carlos Fávaro, em nota divulgada pela pasta.

Allan Alvarenga, secretário-adjunto de Defesa Agropecuária, acrescentou que a suspensão do CSI para os Estados Unidos também alivia a carga de trabalho, já que algumas unidades emitem até oito certificados por dia para uma única indústria, e esse número pode dobrar se houver mais de uma.

De acordo com a plataforma Peixe BR, da Associação Brasileira da Piscicultura, os Estados Unidos foram o destino de 87% das exportações brasileiras de pescados no segundo trimestre deste ano.

No período, as exportações brasileiras de produtos da piscicultura somaram US$ 15 milhões. A tilápia foi o principal produto, representando nove em cada dez quilos exportados. Paraná e São Paulo lideraram a produção, com quase 70% dos pescados exportados sendo filés frescos.