Feijão

Excesso de chuvas pode comprometer safra de feijão de São Paulo

Umidade excessiva prejudica a qualidade das vagens e favorece doenças O grande volume de chuvas no interior de São Paulo pode comprometer a safra de feijão do Estado, informa o Instituto Brasileiro dos Feijões e Pulses (Ibrafe), em nota. Os grãos, expostos à umidade excessiva, sofreram danos que vão desde o aparecimento de manchas até a germinação …

Umidade excessiva prejudica a qualidade das vagens e favorece doenças

Em algumas lavouras de feijão, foram registradas perdas superiores a 50% — Foto: José Medeiros

O grande volume de chuvas no interior de São Paulo pode comprometer a safra de feijão do Estado, informa o Instituto Brasileiro dos Feijões e Pulses (Ibrafe), em nota.

Os grãos, expostos à umidade excessiva, sofreram danos que vão desde o aparecimento de manchas até a germinação precoce nas vagens, depreciando o produto final. A incidência de doenças fúngicas também é uma grande preocupação dos produtores.

Segundo relato do engenheiro-agrônomo e produtor Paulo Zamarioli ao instituto, 80% das lavouras na região de Itapeva/Itaí foram comprometidas pelas chuvas e as perdas na região podem chegar a 20%. Em algumas lavouras, a situação é ainda mais crítica, com perdas superiores a 50%. Na região, as chuvas variaram entre 200 e 250 mm nos últimos sete dias.

Por enquanto, esse cenário afetou pouco os preços do feijão no Estado. Segundo o Ibrafe, a saca de 60 quilos de carioca de boa qualidade (nota 9,5) era negociada sexta-feira a R$ 275, 0,73% mais que na semana anterior.