Saúde Animal

Febre aftosa: última campanha de vacinação ocorre em abril e não terá prorrogação

O secretário da Sada, Fábio Abreu, destacou o desafio de conscientizar o setor produtivo sobre a antecipação da última campanha de vacinação, que ocorrerá de 1º a 30 de abril, sem possibilidade de prorrogação.

Após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgar a possibilidade do estado do Piauí se tornar livre da febre aftosa sem vacinação, a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e a Adapi convocaram uma reunião com representantes de órgãos e instituições parceiras, além de produtores, para discutir as medidas necessárias para avançar na classificação sanitária.

O secretário da Sada, Fábio Abreu, destacou o desafio de conscientizar o setor produtivo sobre a antecipação da última campanha de vacinação, que ocorrerá de 1º a 30 de abril, sem possibilidade de prorrogação. Ele ressaltou a importância de atingir altos índices de imunização, enfatizando que quem não vacinar até dia 30 não terá mais oportunidade.

Jairo Cavalcante, presidente do Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Piauí, mencionou a colaboração das entidades produtoras na divulgação da campanha entre os pecuaristas, visando abranger todo o estado.

Airton Dutra, chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal (Sisa) da SFA-PI, explicou as exigências que o estado e as entidades privadas devem cumprir para alcançar o status de livre de aftosa sem vacinação até 2025. Ele ressaltou o reconhecimento do esforço do Piauí pelo Mapa e a importância do ofício que será enviado pelo órgão, direcionando todas as ações a serem realizadas pela Sada e Adapi.

Além do Piauí, outros estados também realizarão a última etapa de vacinação contra a febre aftosa em abril. A reunião, realizada nesta segunda-feira (11/03), contou com a participação de representantes de diversas instituições ligadas ao setor agropecuário.


Fonte: Governo do Piauí