
Brasília será palco nesta semana da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025, promovida pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O encontro reunirá 34 ministros, produtores rurais, especialistas e representantes de organismos internacionais. Em discussão, as mudanças climáticas, segurança alimentar e políticas sustentáveis para o setor agropecuário.
A abertura oficial acontece no Palácio do Itamaraty, nesta segunda-feira (3). Nos dias 4 e 5, a programação segue no Hotel Royal Tulip, com fóruns sobre inovação, produtividade sustentável, comunicação rural e integração entre governos e produtores rurais.
Fortalecimento e cooperação
A conferência tem como objetivo fortalecer alianças e propor soluções práticas para o futuro do campo nas Américas. Em entrevista, o diretor-geral do IICA, Manuel Otero, reforçou que a reunião de ministros é uma oportunidade única, mas que o agro passa por um momento de desafios e contradições.
Segundo ele, o continente lidera as exportações mundiais de alimentos, mas o setor carrega uma imagem ligada à destruição ambiental, o que não é a realidade. Em termos de solução, por outro lado, Otero destaca que a resposta está na construção de pontes entre quem produz e quem consome.
Diante disso, os ministros da Agricultura têm papel fundamental na construção de uma nova narrativa sobre o agro. Na avaliação do diretor-geral do IICA, a estratégia de comunicação tem que ser mais agressiva e as novas gerações devem ser envolvidas no processo.
Brasil como anfitrião
A abertura da Conferência, que tem apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) contará com a presença do ministro Carlos Fávaro. Além disso, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também estará presente.
Outras autoridades como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, estão confirmadas.
Fonte: Canal Rural.








									