Tecnologia

Coopavel: Cão-Robô “Spot” que substitui homem em atividades de risco

O “Spot”, um cão-robô da Boston Dynamics, foi uma das atrações destacadas no segundo dia do Show Rural Coopavel, um dos maiores eventos do agronegócio na América Latina. O robô, exposto pela primeira vez no Brasil, é um modelo destinado a substituir humanos em atividades de alto risco, como desarmar bombas, inspecionar locais perigosos em …

Foto: Reprodução / CNN.

O “Spot”, um cão-robô da Boston Dynamics, foi uma das atrações destacadas no segundo dia do Show Rural Coopavel, um dos maiores eventos do agronegócio na América Latina. O robô, exposto pela primeira vez no Brasil, é um modelo destinado a substituir humanos em atividades de alto risco, como desarmar bombas, inspecionar locais perigosos em indústrias ou acessar áreas de difícil alcance.

Atualmente, existem apenas dois exemplares do “Spot” no Brasil, e a ideia é explorar sua utilização em situações que representam perigo para os trabalhadores. O cão-robô chegou ao país por meio de uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Petrobras, visando impulsionar as redes 5G industriais no país.

O “Spot” ainda não está comercialmente disponível no Brasil e tem um custo de cerca de US$ 300 mil nos Estados Unidos. O robô é parte das inovações tecnológicas apresentadas no evento, que inclui drones, inteligência artificial, novas cultivares e soluções para aumentar a produtividade agrícola.

O Show Rural Coopavel é um evento significativo no agronegócio e reúne cerca de 600 expositores, com a expectativa de gerar R$ 5,5 bilhões em negócios durante esta edição. Além das exposições, o evento conta com iniciativas como o Hackaton, uma maratona para a criação de startups que desenvolvem soluções para as demandas do agronegócio. O resultado será revelado no último dia do evento, quando as propostas dos participantes serão anunciadas.

Fonte: CNN.