Fenômenos Naturais

Meteoro brilhante ilumina céu do nordeste brasileiro; confira

Estados do nordeste puderam acompanhar esse fenômeno luminoso, comumente conhecido como “estrela cadente”

Meteoro brilhante ilumina céu do nordeste brasileiro. Foto: Reprodução.

Na noite do último sábado (17/06), um incrível meteoro pôde ser observado cruzando os céus dos estados do nordeste do Brasil. O registro desse fenômeno impressionante foi capturado pelas câmeras do Clima ao Vivo em parceria com a Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros).

Comumente conhecido como “estrela cadente”, um meteoro é o fenômeno luminoso resultante da queima de um objeto espacial ao adentrar a atmosfera terrestre. Diferente de uma substância sólida, líquida ou gasosa, o meteoro consiste apenas em luz. Para conferir esse espetáculo celestial, assista ao vídeo:



Entendendo os meteoros

De acordo com a Sociedade Americana de Meteoros, os meteoros que explodem na atmosfera terrestre devido ao acúmulo de atrito são chamados de bólidos. Essas rochas espaciais se fragmentam instantaneamente, produzindo um estrondo sônico em sua passagem.

A ocorrência de bólidos na atmosfera terrestre é relativamente frequente. Entre julho de 2017 e janeiro de 2022, aproximadamente três mil deles foram detectados pelo Observatório da Terra da NASA. A maior parte dessas explosões acontece em áreas remotas ou sobre o oceano.

Os meteoros podem ser eventos isolados ou estar associados a chuvas. Chuvas de meteoros ocorrem quando pequenos fragmentos deixados por cometas em sua passagem pela Terra entram em órbita. Geralmente, esses fragmentos são tão pequenos que queimam completamente ao adentrar a atmosfera, não representando riscos. No entanto, dependendo do tamanho, composição e ângulo de entrada, os meteoros podem sobreviver ao processo, sendo então chamados de meteoritos.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: Olhar Digital.