Importação & Exportação

Exportações de frango registram o segundo maior volume histórico em outubro

Exportações de frango registram o segundo maior volume histórico em outubro, mesmo sem a China. Retomada para o gigante asiático e recuperação nas exportações de ovos sinalizam otimismo para o fim do ano.

carne de frango
Foto: Motion Array.

O volume de carne de frango exportado pelo Brasil em outubro atingiu o segundo maior patamar histórico, superado apenas pela marca registrada em março de 2023. Essa performance já era antecipada por especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Profissionais do instituto destacam que esse notável desempenho das vendas externas ocorreu mesmo sem a contribuição da China, o principal destino da carne brasileira. O gigante asiático restabeleceu suas importações a partir de 7 de novembro, encerrando assim as suspensões impostas por diversas nações em decorrência do surto de gripe aviária em maio deste ano.

De acordo com análise do Cepea, a paralisação das exportações para a China durou seis meses. A retomada dos embarques ao país asiático deve impulsionar o volume total das exportações brasileiras no último bimestre de 2023.

Para novembro, o Cepea projeta um cenário favorável, impulsionado principalmente pelo retorno da China. Nos primeiros cinco dias úteis de novembro, a média diária de embarques alcançou um recorde histórico na série da Secex (iniciada em 1997).

Em contrapartida, os preços dos ovos apresentam tendência de queda nesta semana em quase todas as regiões monitoradas pelo Cepea. Segundo os pesquisadores, essa retração é reflexo do enfraquecimento da demanda.

Por outro lado, as exportações de ovos demonstraram recuperação em outubro, após três meses consecutivos de declínio. Dados da Secex revelam que o Brasil embarcou 2,37 mil toneladas de ovos in natura e processados no mês passado, um aumento de 14% em relação a setembro e 13,6% superior a outubro de 2023. O volume comercializado em outubro foi o maior para o período nos últimos nove anos.

Em termos de receita, o setor gerou US$ 6,05 milhões em outubro, representando um acréscimo de 9,3% na comparação mensal e um salto de 43% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Fonte: Canal Rural.