O Ministério de Portos e Aeroportos está focado em facilitar o transporte de fertilizantes para as regiões produtivas do agronegócio, como parte do plano de expansão da infraestrutura portuária no Brasil. Segundo o titular da pasta, Silvio Costa Filho, cerca de 77,4% da infraestrutura portuária destinada à importação de fertilizantes está concentrada no Sul e Sudeste do país. Isso dificulta a logística de levar os insumos para regiões agrícolas no Centro-Oeste e Norte.
O Brasil, atualmente, é o 4º maior mercado de fertilizantes do mundo, com um consumo de aproximadamente 45 milhões de toneladas por ano. Dessa quantidade, cerca de 37 milhões de toneladas são importadas, e a demanda deve aumentar nos próximos anos.
O plano do Ministério para os terminais portuários inclui 57 novos arrendamentos até 2026, com um investimento previsto de R$ 14,5 bilhões. Além disso, estão previstas renovações e prorrogações de contratos, totalizando R$ 23 bilhões, e autorizações e contratos de adesão, somando outros R$ 41 bilhões, totalizando R$ 78,5 bilhões em investimentos.
Entre os novos arrendamentos previstos para este ano, há ativos voltados para fertilizantes, como REC04, no Porto de Recife, e VDC04, no Porto de Vila do Conde (PA). Essas iniciativas visam fortalecer a integração com o agronegócio brasileiro, contribuindo para a expansão e eficiência do setor.
Fonte: CNN.