A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está realizando mais uma etapa do mutirão de catarata, desta vez em Campo Maior. Estão sendo beneficiadas 2038 pessoas de 16 cidades do território dos Carnaubais. Os procedimentos estão acontecendo no Hospital Regional de Campo Maior.
Os procedimentos começaram no sábado (22/06), possibilitando a recuperação da visão dos pacientes selecionados, como a costureira Rosa de Oliveira, de 67 anos, da Cidade de Campo Maior.
“Esse mutirão ‘tá’ ajudando muitas pessoas. Antes, eu vivia com meu olho doendo, escorrendo água e, agora, eu estou muito bem e consigo passar a noite costurando. Antes da cirurgia, eu não conseguia fazer meu serviço e, agora, posso fazer minhas costuras”, relata.
Outro paciente atendido pelo mutirão de catarata da Sesapi foi o senhor José Pedro, de 65 anos, da Comunidade Caldeirão. “Quero primeiro agradecer a Deus, às equipes do hospital, que nos atenderam muito bem, e ao governador, que trouxe esse benefício ‘pra’ população carente do interior, que não tem condições de fazer uma operação dessa, que é muito cara. Eu pelo menos não tenho como pagar, e ontem fiz o primeiro olho. Já estou me sentindo melhor , e hoje vou operar o segundo. Se não fosse esse mutirão aqui, eu não teria como ir ‘pra’ Teresina fazer particular, e ela aqui, pelo SUS, é uma benção ”, disse.
As cirurgias acontecerão até a próxima quinta-feira (27/06) para os moradores das cidades de Campo Maior, Assunção do Piauí, Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Buriti dos Montes, Cabeceira do Piauí, Castelo do Piauí, Cocal de Telha, Jatobá do Piauí, Juazeiro do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Novo Santo Antônio, São João da Serra, São Miguel do Tapuio e Sigefredo Pacheco.
“Estamos, durante sete dias, recebendo mais de dois mil idosos, vindos de diversos municípios para realizar essas cirurgias através do mutirão de catarata. Nossas equipes estão organizadas para oferecer o melhor serviço para a população”, disse o diretor do Hospital Regional de Campo Maior, Edson Eduardo.
O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, afirma que todas as regiões do estado devem ser beneficiadas com as cirurgias. A expectativa é realizar mais de 28 mil procedimentos cirúrgicos. “As equipes atenderão à população de todos os territórios de saúde do estado, levando o mutirão de catarata, que proporciona maior qualidade de vida para nossa população”, enfatiza.