Preço do Café

Mercado doméstico de café reage com alta nos preços

A colheita de café no Brasil, que geralmente exerce pressão sobre os valores de negociação, começou a apresentar um comportamento atípico com uma reação positiva nos preços. De acordo com pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), essa elevação nos valores está sendo influenciada pelo contexto internacional, especialmente pelas condições produtivas no Vietnã. O …

Foto reprodução – Agrolink

A colheita de café no Brasil, que geralmente exerce pressão sobre os valores de negociação, começou a apresentar um comportamento atípico com uma reação positiva nos preços. De acordo com pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), essa elevação nos valores está sendo influenciada pelo contexto internacional, especialmente pelas condições produtivas no Vietnã.

O Vietnã, que é o maior produtor mundial de café robusta, enfrenta um período de clima seco. Essa adversidade climática deve afetar significativamente a colheita local, diminuindo a oferta global do grão. Como resultado, a possibilidade de que a disponibilidade total de café ao fim da safra 2024/25 fique abaixo do necessário está provocando um aumento nos preços do café brasileiro.

No Brasil, as condições climáticas têm favorecido a colheita, que ainda está em estágio inicial. Dados do Cepea revelam que, até o momento, menos de 20% da produção esperada foi colhida. Tanto para o café arábica quanto para o robusta, há relatos frequentes de grãos menores e problemas de formação. No entanto, esses problemas podem ser resolvidos à medida que a colheita avança.