Laranja

Moagem deve impulsionar preço da laranja in natura

Mais fábricas entram em operação neste mês, limitando o volume da fruta no mercado de mesa Após dois meses em queda, os preços da laranja para o mercado de mesa podem voltar a subir em junho. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, o impulso deve vir da intensificação do processamento industrial …

Mais fábricas entram em operação neste mês, limitando o volume da fruta no mercado de mesa

Após dois meses em queda, os preços da laranja para o mercado de mesa podem voltar a subir em junho. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, o impulso deve vir da intensificação do processamento industrial da fruta. Mais fábricas entram em operação neste mês, limitando, consequentemente, o volume de laranja no segmento in natura. Embora a demanda pela fruta nesta época do ano geralmente seja menor, por conta da redução das temperaturas, a oferta de laranja no mercado in natura deve seguir abaixo da procura.

Levantamentos do Cepea apontam ainda que, apesar das quedas de preços nos últimos meses, os patamares permanecem historicamente elevados.

Na sexta-feira (31/05), o indicador do Cepea para a laranja pera in natura apontava o preço médio de R$ 82,94 a caixa de 40,8 quilos, uma queda acumulada de 0,81% em maio.

Além da previsão de uma safra pequena, os baixos estoques de suco de laranja estão fazendo com que a demanda das fábricas por matéria-prima se mantenha aquecida.

Além disso, colaboradores do Cepea mostram preocupação com a maior taxa de queda dos frutos, devido ao avanço do greening, fator que também pode acentuar a redução da oferta.