O estado de Mato Grosso, atendendo a uma recomendação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), decretou emergência zoossanitária por 180 dias, devido aos casos de gripe aviária no Brasil.
Essa medida visa fortalecer a prevenção da doença, embora Mato Grosso não tenha registrado casos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1). Outros estados, como Mato Grosso do Sul e Tocantins, também seguiram essa recomendação, buscando acesso a recursos federais para conter a disseminação da gripe aviária.
A presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Emanuele Almeida, enfatiza que o foco é proteger as granjas comerciais para não afetar as exportações de produtos avícolas, destacando que não há risco de transmissão do vírus por meio do consumo de carne de frango ou ovos cozidos. Mato Grosso é um dos principais exportadores de carne de frango do Brasil, com uma atividade avícola significativa, composta por 304 granjas em 31 municípios e cerca de 55 milhões de aves.
Estados que Declararam Emergência Zoossanitária:
- Santa Catarina
- Espírito Santo
- Bahia
- Tocantins
- Mato Grosso do Sul
- Paraná
- Rio Grande do Sul
- Sergipe
- Piauí
- Goiás
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Amazonas
- Pará
- Mato Grosso
Fonte: Notícias Agrícolas