O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) receberá um crédito extraordinário de R$ 200 milhões, destinados às ações de combate à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), conforme estabelecido pela Medida Provisória Nº 1.177, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (06/06).
Diante do estado de emergência zoossanitária vigente no país e dos casos confirmados de Influenza Aviária em aves silvestres em quatro estados, as medidas de controle e contenção da doença serão intensificadas. O crédito extraordinário será aplicado no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A Medida Provisória foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a importância do combate à gripe aviária e a necessidade de atenção por parte de todos os setores. Ele ressaltou que a medida tomada pelo presidente Lula, em conjunto com os ministérios da Saúde e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Ibama, Defesa Civil e órgãos estaduais, proporcionará maior segurança no enfrentamento dessa crise, evitando riscos significativos.
Dentre as ações previstas para controlar e combater a Influenza Aviária, destaca-se a identificação ágil, testagem e cuidados sanitários em casos suspeitos. Para isso, as equipes técnicas contarão com reforço para ações pontuais in loco.
É importante ressaltar que o Brasil continua livre de influenza aviária na criação comercial e mantém seu status de país livre da doença perante a Organização Mundial de Saúde Animal. Isso permite a exportação segura de produtos avícolas para consumo.
Quer ficar sabendo de tudo o que acontece no agronegócio? Faça parte do nosso grupo no Whatsapp.
Fonte: MAPA.