Pecuária Leiteira

Embrapa orienta, através de vídeo, sobre boas práticas em qualidade do leite

O material educativo traz recomendações essenciais para aprimorar a qualidade microbiológica do leite

Embrapa orienta sobre boas práticas em qualidade do leite. Foto: Juliana Dias.

A Embrapa Rondônia, como parte das comemorações do seu 50º aniversário, apresentou o vídeo “Boas Práticas em Qualidade do Leite” durante a 10ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná, visando fortalecer a cadeia produtiva do leite e compartilhar conhecimento com os produtores rurais.

O material educativo traz recomendações essenciais para aprimorar a qualidade microbiológica do leite, resultando em produtos lácteos mais nutritivos e seguros para o consumidor.

Fruto de 12 anos de pesquisa em qualidade do leite, o vídeo aborda a identificação dos principais pontos de contaminação bacteriana durante a ordenha, contemplando as condições de produção de leite predominantes em Rondônia. As práticas recomendadas foram avaliadas e definidas com base nos resultados obtidos nesse estudo. A iniciativa faz parte do Projeto Transferência de Tecnologias para o Fortalecimento da Pecuária de Leite em Rondônia – Projeto Transtec, com o apoio do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia – Proleite.

Segundo Juliana Dias, pesquisadora da Embrapa Rondônia e responsável pelas atividades do projeto, a conscientização sobre a adoção de boas práticas requer a colaboração conjunta de instituições e indústrias envolvidas na cadeia produtiva do leite. O vídeo desempenha um papel crucial ao compartilhar informações sobre o tema, especialmente entre produtores e técnicos atuantes nessa área. Vale ressaltar que a implementação dessas práticas resultou em uma redução de mais de 90% na contagem dos principais grupos de bactérias deteriorantes no leite.

Confira a seguir o vídeo, na íntegra, do canal oficial da Embrapa no YouTube:


Boas práticas em qualidade do leite. Vídeo: Embrapa.

Se preferir, assista em etapas: 1. Manejo de ordenha,  2. Limpeza e desinfecção de utensílios de ordenha, 3. Limpeza e desinfecção de equipamentos de ordenha, e 4. Limpeza e desinfecção de tanques de expansão)


Fonte: Embrapa.