Tecnologia

Tecnologias se tornam força aliada na produção leiteira

O conceito de “Fazenda 4.0” foi discutido, indo além do uso de tecnologias e abordando a capacidade de tomar decisões baseadas em dados, gerando informações confiáveis automaticamente.

Foto: Embrapa

Produtores e representantes do setor leiteiro reuniram-se no 19º Fórum Estadual do Leite, realizado durante a 24ª Expodireto Cotrijal. O evento abordou os avanços tecnológicos e inovações na produção de leite, destacando a integração da tecnologia ao setor.

No discurso de abertura, Caio Vianna, presidente da CCGL, enfatizou as iniciativas tecnológicas da cooperativa, como o Smartcoop, e os investimentos na área técnica para proporcionar melhores resultados aos produtores. O evento contou com o apoio do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat).

Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindilat, ressaltou que as inovações diárias estão transformando a produção, aproximando os produtores dessa nova realidade e resultando em ganhos de produtividade tanto na fazenda quanto na indústria.

Um dos destaques foi o crescimento dos robôs de ordenha nas fazendas, com aproximadamente 200 em operação no Rio Grande do Sul e mais de 250 em Santa Catarina. Alexandre Pedroso, da Plenteous Consultoria Agropecuária, enfatizou que a tecnologia não é apenas um equipamento, mas uma abordagem inovadora para gerenciar a saúde e a eficiência produtiva dos rebanhos leiteiros.

O conceito de “Fazenda 4.0” foi discutido, indo além do uso de tecnologias e abordando a capacidade de tomar decisões baseadas em dados, gerando informações confiáveis automaticamente. João Henrique Costa, professor da Universidade de Vermont, destacou que mais e mais dados virão automaticamente no futuro.

Produtores, como Clairton Ceconello, compartilharam suas experiências bem-sucedidas ao adotar ferramentas tecnológicas, como o Smartcoop, para a gestão da pecuária leiteira. O aprendizado associado à tecnologia foi destacado como essencial para o sucesso no setor.

Timotheo Silveira, da Alta Genetics do Brasil, ressaltou a importância das modernas ferramentas de registro genético para evitar acasalamentos que resultam em perdas financeiras e tomar decisões mais assertivas na criação do rebanho.

Além disso, a Associação de Olho no Material Escolar apresentou o Agroteca, uma ferramenta de busca sobre temas específicos do setor agropecuário, disponível para o aprendizado escolar.


Fonte: Agrolink