Desenvolvimento Rural

As estratégias do Piauí que estão modernizando o campo

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, apresentou nesta quinta-feira (12/02) um balanço dos principais resultados das políticas de desenvolvimento rural executadas no estado entre 2023 e 2025

Foto: 180graus.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, apresentou nesta quinta-feira (12/02) um balanço dos principais resultados das políticas de desenvolvimento rural executadas no estado entre 2023 e 2025. A gestão destacou avanços na regularização fundiária, no fortalecimento da agricultura familiar, em investimentos voltados à segurança hídrica e no crescimento da produção agrícola piauiense.

Entre os pontos centrais do período está a ampliação da regularização fundiária, considerada estratégica para garantir segurança jurídica no campo. Segundo o governador, esse fator é determinante para impulsionar o setor produtivo e estimular novos investimentos. “Tivemos muitos avanços. A regularização fundiária é fundamental, porque sem segurança jurídica o produtor, seja pequeno, médio ou grande, tem dificuldade para aumentar a produção e a renda”, afirmou Rafael Fonteles.

O chefe do Executivo também destacou o aumento da produtividade rural por meio de programas estruturantes como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa de Alimentação Saudável (PAS) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso, foram entregues equipamentos agrícolas, tratores, sementes, mudas e tecnologias voltadas à inovação no campo, a exemplo do programa Piauí +Genética.

De acordo com Rafael Fonteles, as políticas públicas implementadas entre 2023 e 2025 reforçam a visão do agricultor familiar como empreendedor rural. Para ele, cabe ao Estado garantir acesso ao crédito, assistência técnica qualificada, tecnologias modernas e abertura de mercados, criando condições para ampliar a produção, elevar a renda e assegurar melhores condições de vida às famílias do campo.