Mercado está de olho no desenvolvimento das lavouras de verão
Compradores domésticos seguem afastados do mercado spot, e as exportações brasileiras de milho – assim como verificado ao longo de toda a atual temporada – estão em ritmo muito lento. Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que, apesar disso, vendedores também se retraíram na última semana, e os preços do milho reagiram.
Na última sexta-feira (6/12), na região de Campinas (SP), a cotação da saca de 60 quilos estava em R$ 73,20, uma alta de 0,59% desde o início de dezembro, informa o Cepea.
Enquanto compradores estão de olho no clima favorável, que pode resultar em maior volume de milho nos próximos meses, e na lentidão das exportações, que pode aumentar os estoques de passagem, vendedores estão atentos ao desenvolvimento das lavouras da safra verão.
Assim, no geral, a liquidez é baixa. Pesquisadores do Cepea ressaltam que é comum que as negociações no mercado físico nacional se reduzam nesta época do ano. Além de agentes trabalharem com o produto em estoque e/ou comprometido em períodos anteriores, muitos evitam comercializar o cereal por questões fiscais.