Projeto é resultado de uma parceria entre a Yara e a cooperativa Cooxupé
A empresa de fertilizantes de origem norueguesa, Yara, em parceria com a Cooxupé, maior cooperativa de produtores de café da América Latina, estão desenvolvendo um projeto para emitir menos carbono em lavouras do grão. Para isso, a Yara entregou o primeiro lote de um fertilizante nitrogenado produzido a partir de matriz renovável, com uma redução de até 90% em sua pegada de carbono quando comparado a um adubo de origem fóssil com a mesma função.
A ideia é que a primeira leva do fertilizante seja aplicado em cafezais de produtores associados à Cooperativa, abrangendo diversos municípios das regiões produtoras para iniciar as provas de eficiência da mudança de manejo.
De acordo com o comunicado conjunto das instituições, é esperado reduzir em até 40% a pegada de carbono do grão de café.
Segundo a Yara, para essa fase do projeto, foi eleito um grupo de produtores para representar as mais de 20 mil famílias cooperadas da Cooxupé, cuja sede fica em Guaxupé, Minas Gerais.
O produto vem direto da planta de Porsgrunn, na Noruega, via Porto de Santos. O primeiro lote chegou em outubro e foi transportado do porto até Alfenas (MG) em caminhões GNV, embalados em ‘big bags’ de plástico reciclável, outra ação para compor o objetivo de redução de emissões de gases de efeito estufa do processo de armazenagem e transporte.
“A entrega de soluções rumo à neutralidade climática é uma estratégia global da Yara e reforça o potencial do setor de fertilizantes para colaborar para um futuro alimentar sustentável”, disse, em nota, Marcelo Altieri, presidente da Yara Brasil. “A parceria entre a Yara e a Cooxupé é um marco para o Brasil e simboliza justamente esse esforço conjunto, que traz um grande impacto positivo para a natureza e para toda a sociedade”, acrescentou.
Para o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, a utilização de fertilizantes “lower carbon”, como é definido no portfólio global da empresa, ajuda a atender exigências mundiais do mercado e do consumidor.
“Exportamos nosso café para 50 países e nossa força vem do cooperativismo e de parcerias que levam aos nossos cooperados a inovação e a adoção de tecnologias e insumos, viabilizando, dessa forma, as boas práticas agrícolas dentro das propriedades, assim como segurança alimentar para aqueles que consomem nosso café no mundo todo”, destaca.
O lançamento do produto na Yara faz parte de uma estratégia de negócio que engloba desenvolver fertilizantes com tecnologias que “reduzem ainda mais a pegada de carbono do produto”. Sua origem pode estar em diferentes fontes renováveis, por exemplo, eletrólise da água utilizando eletricidade renovável, ou a partir de gás natural renovável.
Apesar de não revelar valores, o novo adubo já resultou na redução de até 60% da pegada de carbono do portfólio atual, em comparação aos fertilizantes nitrogenados a base de nitratos presente no mercado, assegurou a empresa.
A meta da empresa é ser neutra em carbono até 2050.