Planejamento

CNA discute desenvolvimento sustentável do Brasil até 2050

O evento reuniu representantes do governo, especialistas e membros da sociedade civil para debater caminhos para o desenvolvimento do país nas próximas décadas.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou na terça-feira (29/04), em Brasília, do seminário “Diálogos para a Construção da Estratégia Brasil 2050”, promovido pelo Ministério do Planejamento.

Reprodução / CNA

O evento reuniu representantes do governo, especialistas e membros da sociedade civil para debater caminhos para o desenvolvimento do país nas próximas décadas.Representando a CNA, o diretor técnico Bruno Lucchi destacou três pilares essenciais para o avanço do Brasil: educação, pesquisa e inovação, e infraestrutura.

Ele ressaltou os impactos positivos da atuação do Senar na formação de produtores e a importância de ampliar o acesso à assistência técnica para gerar mais qualidade de vida no campo.Lucchi também apontou a relevância da Embrapa na geração de conhecimento para o agro e chamou atenção para os entraves logísticos que afetam a competitividade do setor, como estradas precárias e o subaproveitamento de ferrovias e hidrovias.

O diretor da CNA ainda citou os recursos naturais e a biodiversidade como diferenciais do país, reforçando o potencial do Brasil em áreas como biotecnologia e energia renovável. Ele concluiu destacando a liderança brasileira na produção sustentável de alimentos como uma vantagem estratégica rumo a 2050.