O Piauí foi escolhido para sediar o maior projeto de hidrogênio verde e amônia verde do planeta. A resolução que autoriza a instalação do empreendimento foi assinada nesta quinta-feira (20/03), em Brasília, pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, após aprovação do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE). Com um investimento de R$ 27 bilhões, o projeto da empresa Solatio gerará aproximadamente 3 mil empregos diretos e indiretos.

O projeto será localizado na ZPE de Parnaíba, no litoral do estado, e terá capacidade para gerar 3 GW de energia por ano, com foco na produção de combustíveis sustentáveis destinados aos mercados da Europa e Ásia. O ministro Alckmin ressaltou que essa é a maior iniciativa já aprovada para uma ZPE, destacando o papel do Piauí na liderança do desenvolvimento no Brasil.
A instalação do projeto agora aguarda a análise do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), enquanto o projeto contribui para a Missão 5 do programa Nova Indústria Brasil, que foca na descarbonização e na segurança energética do país.