Brasil e Uruguai fortalecem cooperação com criação de Unidade Mista de Pesquisa e Inovação

Acordo operacionaliza Memorando de Entendimento firmado pelos ministros Carlos Fávaro e Alfredo Fratti, na Conferência das Américas e amplia ações em bioinsumos e inovação agropecuária

Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária
Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária

Com apoio institucional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Nacional de Investigação Agropecuária do Uruguai (INIA) assinam nesta quarta-feira (3), o acordo que cria a Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI-BR.UY), avançando em uma nova etapa da cooperação agrícola bilateral. A formalização ocorreu em Punta del Este durante a reunião do Programa Cooperativo para el Desarrollo Tecnológico Agroalimentario y Agroindustrial del Cono Sur (Procisur).

A assinatura é um desdobramento direto do Memorando de Entendimento (MoU) assinado pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca do Uruguai, Alfredo Fratti, no dia 4 de novembro deste ano, durante a Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2025, em Brasília. Segundo o Ministério, nesta etapa operacional, o documento é firmado entre as instituições de pesquisa dos dois países.

Segundo o Ministério, Fávaro declarou: “O INIA está ligado ao Ministério da Agricultura do Uruguai, assim como a Embrapa é vinculada ao Mapa. Quando assinamos o memorando em novembro, estabelecemos um alinhamento claro entre os dois países. Ver esse entendimento se transformar agora em uma ação concreta mostra a força da cooperação regional e o compromisso de avançarmos juntos em inovação e sustentabilidade”.

Segundo Fratti, “Brasil e Uruguai são países amigos que compartilham de desafios semelhantes, especialmente no bioma Pampa. Temos uma parceria histórica e muito frutífera. Eu e o Ministro Carlos Fávaro assinamos um Memorando no dia 04 de novembro, na JIA, com foco em compartilhamento de informações sobre os Bioinsumos. E vejo que aqui já temos uma concretização, uma oportunidade de avançar com esse tema por meio da Unidade Mista de Pesquisa, realmente um grande marco para a história da ciência e tecnologia em nossos países”.

Segundo o Ministério, o acordo é assinado formalmente pelo presidente do INIA, Miguel Sierra Pereiro; pela coordenadora da Unidade de Cooperação Internacional do INIA, Verónica Musselli; pela presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; e pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Clênio Pillon.

Segundo o Ministério, Massruhá afirmou: “A Embrapa já possui todo um histórico de desenvolvimento de Unidades Mistas de Pesquisa, com 11 no Brasil em colaboração com várias instituições. Agora temos a 12ª, que é a primeira internacional, e por isso é um marco histórico. E não é por acaso que essa assinatura está ocorrendo no Procisur, para que os resultados possam ser compartilhados com todos os países do Cone Sul e assim construirmos um modelo inovador de colaboração”.

Segundo o Ministério, a UMIPI-BR.UY será responsável por coordenar estudos, programas e projetos conjuntos nas áreas de bioma Pampa, bioinsumos, inteligência artificial, digitalização, sustentabilidade e gestão institucional. O acordo estabelece mecanismos de trabalho integrados entre Embrapa e INIA, com sedes no Rio Grande do Sul e em duas estações experimentais do instituto uruguaio.

Segundo o Ministério, o acordo detalha a criação de comitês conjuntos, planos anuais de trabalho, equipes técnicas e mecanismos de gestão para a execução das atividades da UMIPI, consolidando uma estrutura permanente de cooperação científica entre os dois países. Entre os objetivos estão ampliar o intercâmbio técnico, fortalecer políticas de agricultura sustentável e impulsionar soluções tecnológicas voltadas à competitividade e ao desenvolvimento regional.

Segundo o Ministério, a cerimônia contou com a presença de autoridades do Cone Sul e organismos regionais. Também estiveram presentes o presidente do INTA da Argentina, Nicolás Bronzovich; o diretor do INIA do Chile, Carlos Furche; o presidente do IPTA, Edgar Esteche; e o diretor-geral do IICA, Manuel Otero.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária.