
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, o ministro Carlos Fávaro participou nesta quarta-feira, 26 de novembro, da abertura oficial do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas, realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Brasília – DF.
O evento tem como tema principal “Parcerias que vão Além” e reuniu 54 adidos agrícolas, sendo 40 em missão e 14 recém-designados, além das equipes dos escritórios da ApexBrasil em Bogotá, Miami, Bruxelas, Moscou, Dubai, Lisboa e Pequim.
Na ocasião, o ministro Carlos Fávaro destacou a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reconstruir a credibilidade internacional do Brasil. Segundo informou a pasta, Fávaro afirmou que “parece que alguma coisa falava para ele: em algum momento vai acontecer uma mudança e a geopolítica e as relações comerciais serão muito afetadas, e o Brasil precisa estar preparado. Ele foi lá, começou a escalar o time, escolheu o Jorge para estar na Apex, nos escolheu para estar no Mapa, escolheu o time do MRE, escolheu o vice-presidente no MDIC. Essas escolhas foram determinantes para reposicionar o país no cenário global”.
Fávaro também ressaltou o papel fundamental das adidâncias agrícolas para o crescimento do comércio brasileiro no exterior, reforçando a importância do trabalho conjunto entre governo, adidos e setor produtivo. Segundo informou a pasta, ele afirmou que “é um momento muito especial. Todos nós fazemos parte da história que está acontecendo no mundo. Os adidos agrícolas contribuem abrindo muitas portas. Cada abertura e ampliação de mercados é mais emprego, mais desenvolvimento e mais oportunidade”.
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua, reforçou a importância estratégica do encontro e das parcerias institucionais. Segundo informou a pasta, ele afirmou que “este é um momento de celebração das conquistas que alcançamos até aqui. Dos 491 mercados que abrimos pelo mundo e das mais de 200 ampliações, boa parte só foi possível graças ao trabalho dos adidos agrícolas, ao apoio das embaixadas e à promoção comercial conduzida pela ApexBrasil. Mas também é um momento de planejamento. O cenário internacional muda a cada segundo e precisamos estar preparados, com diretrizes claras, para avançar ainda mais em 2026”.
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou os resultados expressivos alcançados pelo Brasil até outubro, demonstrando o fortalecimento da presença internacional do país. Segundo informou a pasta, Viana afirmou que “os investimentos estrangeiros diretos no Brasil já alcançaram 74 bilhões de dólares neste ano, um número que não víamos há mais de uma década. Esses resultados são fruto do trabalho de todos nós, da credibilidade que o país voltou a conquistar e do empenho das nossas equipes no Brasil e no exterior”.
Ao falar sobre os avanços recentes, Carlos Fávaro salientou o impacto econômico das aberturas de mercado e das negociações sanitárias conduzidas pelas equipes do Mapa e pelos adidos agrícolas. Segundo informou a pasta, ele afirmou que “a consequência do nosso trabalho tem efeitos para toda a sociedade brasileira. Eu acredito no trabalho, na perseverança e na dedicação, e é isso que faz as coisas acontecerem”.
Segundo informou a pasta, as autoridades destacaram o impacto da estratégia de abertura e ampliação de mercados conduzida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores. Já estão em andamento US$ 3 bilhões em novos negócios, com previsão de mais US$ 33 bilhões.
Participaram também da mesa de abertura a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e o embaixador especial da FAO para o Cooperativismo e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.
ENCONTRO NACIONAL DO AGRO E DOS ADIDOS AGRÍCOLAS
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, o evento, realizado pelo Mapa e pela ApexBrasil em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), ocorre desde 24 de novembro e se estende até 2 de dezembro.
O objetivo do encontro, segundo informou a pasta, é fortalecer as relações entre instituições governamentais, adidos agrícolas, equipes técnicas e setores produtivos do agro, contribuindo para aumentar as exportações brasileiras e facilitar o acesso aos mercados internacionais de forma mais eficiente.
A programação inclui reuniões individuais entre entidades do setor privado, adidos agrícolas e representantes dos escritórios da ApexBrasil, abordando temas como abertura de mercados, melhorias no acesso a mercados, parcerias estratégicas e promoção comercial. Além disso, está prevista uma visita de campo ao Complexo Industrial no Paraná.
Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária.








