Agroindústria

Embrapa divulga evolução das cadeias produtivas de frango, suína e ovos nos últimos 50 anos

No caso da carne de frango, o consumo per capita brasileiro era de apenas 3 kg por habitante ao ano em 1970

Aves de granja.

A Embrapa Suínos e Aves de Concórdia-SC disponibilizou três infográficos especiais no site da CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos, que mostram a evolução das cadeias produtivas das carnes de frango e suína, além da produção de ovos, nos últimos 50 anos.

As análises comparam informações como consumo per capita de cada alimento, posição do Brasil nas exportações, evolução da conversão alimentar dos animais, preços ao consumidor e o poder de compra do salário mínimo.

Os infográficos são parte do livro “Brasil em 50 alimentos“, editado pela Embrapa e lançado durante as comemorações dos 50 anos da Empresa no dia 26 de abril deste ano.

O livro enfoca os produtos mais importantes do ponto de vista econômico e social e como a ciência e os pesquisadores contribuíram para a geração e desenvolvimento de cada um deles.

Cada alimento é apresentado em seis páginas, com a contribuição e supervisão de especialistas.

No caso da carne de frango, o consumo per capita brasileiro era de apenas 3 kg por habitante ao ano em 1970. Em 2020, esse número havia subido para 46 kg. Além disso, o Brasil não exportava carne de frango em 1970, mas hoje é o maior exportador mundial, com cerca de 30% de participação no mercado.

Em relação ao salário mínimo, em 1970, podia-se comprar 48 kg de carne de frango, enquanto em 2020, o poder de compra subiu para 141 kg.

Os infográficos também trazem números sobre a suinocultura e a avicultura de corte nas granjas e na indústria, evolução por décadas entre 1970 e 2020 da produção e da exportação e participação das regiões do Brasil na produção de cada alimento.

As ilustrações podem ser baixadas e utilizadas gratuitamente, juntamente com outros 14 mapas e materiais gráficos atualizados anualmente.

 

Infográfico: Evolução da cadeia produtiva de frango nos últimos 50 anos. Fonte: Embrapa.

 

A primeira edição do livro terá 350 exemplares e pode ser baixada clicando aqui.

 

Fonte: Embrapa.