Pecuária do leite

Expoapi: Fazenda ‘Mata Velha’ se destaca na criação de gado da raça Guzerá

As duas principais características da raça guzerá é a sua rusticidade e a sua dupla aptidão na fazenda.

A Fazenda Mata Velha especializada na criação de gado da raça Guzerá se destacou na pecuária do leite na Exposição Agropecuária do Piauí, que ocorreu no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, Zona rural de Teresina.

Proprietário da Fazenda Mata Velha, Wellington Rebêlo.

O proprietário Wellington Rebêlo afirma, que a raça é uma boa opção para os criadores que estão iniciando na pecuária do leite e corte, pois os animais se adaptam facilmente as fortes temperaturas da nossa região.

“Nosso objetivo é entrar para fazer a pecuária leiteira, com gado rústico, que é um gado que aguenta altas temperaturas, aguenta as as épocas mais áridas, o Guzerá é um gado adaptado a essa realidade, nós temos muitos períodos de seca e ele consegue manter um bom escore, tirando o leite, sem muito manejo, criado só no pasto e na época das chuvas a gente também consegue fazer isso”, afirmou o pecuarista.

Segundo Wellington, a fazenda que fica localizada na Zona rural de Teresina, no povoado Santa Teresa, sempre está buscando inovações tecnológicas através da inseminação artificial para master os animais com a raça mais pura possível.

“Estamos na fase de montar um rebanho, temos hoje em torno de 30 matrizes e essas matrizes de diversas genealogias diferentes, onde fazemos inseminação artificial e sempre tá adquirindo novos touros, passando temporadas na fazenda, depois renovamos todos. E nisso a nós vamos fazendo essa seleção justamente pra como premissa básica selecionar animais leiteiros, animais mansos, mais dóceis que facilitam o manejo e também além disso animais pesados e fêmeas férteis, precoce que possam emprenhar cedo, desmamar um bezerro pesado”, continuou Rebelo.

Um outro projeto do pecuarista é fornecer tourinhos para pequenos produtores para o melhoramento de rebanho. “Nós podemos também fornecer tourinhos para o produtor pequeno que é nossa ideia, que é vender esses animais pra melhoramento de rebanho. De rebanho de vacas mestiças ou quem tá começando também no Guzerá”, disse.

Apesar de existir uma grande variedade de raças de bovinos sendo criados no Brasil, algumas delas se sobressaem por possuírem características que oferecem mais vantagens para o pecuarista, como é o caso do guzerá. “Nós temos alguns tourinhos disponíveis a venda para o pessoal conhecer, difundir mais a raça, que já foi uma das raças assim como o Nelore na década de 30 o maior rebanho do Brasil”, explicou.

As duas principais características da raça guzerá é a sua rusticidade e a sua dupla aptidão na fazenda. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu, os machos podem adquirir 1.300 kg enquanto as fêmeas podem alcançar 950 kg na fase adulta. Essa raça foi a campeã em rendimento de carcaça e conversão alimentar, em um evento realizado ABCZ com todas as raças zebuínas. O seu rendimento de carcaça é de 54%.

“O guzerá além de ser um gado que é pesado, que serve para corte como Nelore, ele também tem leite como o Gir leiteiro, então assim, é um gado que você pode criar, fazer a pecuária leiteira, é um gado que se adapta muito bem a regiões secas. Em terras menores se torna viável a produção”, finalizou.