Valorizando a genética de alto padrão, a Fazenda JM3 realizou a transferência de embriões (TE) em vacas mães de aluguel. A etapa que ocorreu no município de São Pedro/PI, é a finalização do protocolo iniciado no último sábado (21), período em que aconteceu a retirada dos oócitos das fêmeas doadoras para serem fecundados em laboratório (FIV) e transplantados nas fêmeas receptoras.
Objetivando o melhoramento genético para alcançar os níveis mais elevados de produtividade e qualidade de seu rebanho, o agropecuarista João Filho explicou sobre, a importância de estar sempre em atualização de técnicas avançadas para se obter um manejo mais reprodutivo.
“Sem dúvida nenhuma o trabalho com o manejo dos animais através da inovação de embriões é um avanço muito grande pra nós da fazenda JM de tal forma que animais que se destacam na fazenda”, disse.
A transferência embrionária foi comandada pelo competentíssimo médico veterinário, Michael Medeiros e sua equipe de técnicos especializados.
Saiba como é feita a transferência de embriões em bovinos
Transferência de embriões em vacas é uma biotecnologia importantíssima para se ter um ganho genético em um menor espaço de tempo. A procura por melhores resultados na aplicação da técnica depende de diversos fatores, tanto individuais como de manipulação pelo responsável.
Para uma boa aplicação da técnica se faz necessário manipular a fisiologia reprodutiva visando uma superovulação de uma doadora para disseminar sua genética.
Como saber se a fêmea está preparada para participar do TE?
Para a seleção das doadoras a serem inclusas num programa de TE, as fêmeas devem ser observadas quanto à ausência de distúrbios reprodutivos e doenças hereditárias, presença de ciclo estral regular, conformação desejável dentro dos padrões raciais e nutrição adequada.
Outro aspecto a ser considerado é o bem estar animal porque em situações de estresse os animais não respondem bem ao tratamento superovulatório.
Vantagens da Fertilização in vitro sobre a Transferência de Embriões
A vantagem da FIV sobre a TE é que pode-se obter folículos de novilhas mesmo antes da puberdade (10 meses), de vacas impossibilitadas de ovular , daquelas que não respondem satisfatoriamente aos protocolos de superovulação usados na TE e até de vacas prenhes (máximo 4 meses).
“Isso ajuda para que de maneira mais rápida a gente consiga multiplicar essa genética que a gente vem adquirindo e trabalhando, oferecendo também eventos que a gente participa de comercialização de animais para que outras pessoas tenham acesso a aquisição desses animais em leilões, seja em shoppings, dias de campo da fazenda”, finalizou o pecuarista e um dos proprietários da Fazenda JM, João Filho.
O médico veterinário, Dr. Michael Medeiros explicou também, que numa mesma doadora podem ser feitas várias coletas no período de um ano, o que permite que a fêmea produza muitos bezerros por ano, sendo que, em condições normais, produziria apenas um.
Portanto, a Fazenda JM se tornou umas das fazendas piauienses que são referências na produção de animais de alta qualidade através do melhoramento genético.
Veja também!
Referência no Piauí, Fazenda JM mostra como é feita aspiração de bovinos; confira