Estado apresentou queda de 3,5% em 2020

IBGE: economia de municípios do agronegócio cresce, apesar de queda do PIB no Piauí

Em 2020, o estado do Piauí apresentou queda em seu Produto Interno Bruto (PIB) em relação a 2019, da ordem de 3,5%.

Em 2020, o estado do Piauí apresentou queda em seu Produto Interno Bruto (PIB) em relação a 2019, da ordem de 3,5%. Tal retração, motivada pelos efeitos da pandemia da COVID 19 na economia, também foi observada em outras 24 unidades da federação e pelo Brasil, que apresentou queda de 3,3% no mesmo período. Contudo, no Piauí, alguns municípios apresentaram crescimento do PIB, notoriamente aqueles cuja economia gira em torno do agronegócio. São informações obtidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e a Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí, através da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais – CEPRO.

Em razão principalmente do aumento da produção de cereais, notadamente soja e milho, as atividades agropecuárias tiveram um aumento de volume no Valor Adicionado Bruto (VAB) em 2020 da ordem de 10,8%, quando comparado ao ano anterior. Em razão do cenário de queda geral da atividade econômica nos demais setores da economia piauiense, a atividade agropecuária teve um crescimento em sua participação no VAB total do estado, passando de 8%, no ano de 2019, para 14%, em 2020.

Na região sudoeste do estado concentra-se a maior produção do agronegócio no estado. Em 2020, os cinco municípios que detinham maior participação na agricultura piauiense foram: Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Bom Jesus, Santa Filomena e Ribeiro Gonçalves, que juntos detinham 43,7% da produção estadual.

Com relação à participação do Valor Adicionado Bruto (VAB) do setor agrícola dentro do VAB total da economia de cada município, três cidades se destacam: Baixa Grande do Ribeiro, com 73,6%; Ribeiro Gonçalves, com 72%; e Santa Filomenta, com 69%.