A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a empresa Laboremus apresentaram na Agrishow, na última quarta-feira (03/05), uma pioneira colheitadeira de palma.
A máquina foi criada pela Laboremus em resposta a uma solicitação da CNA para modernizar e mecanizar a colheita da palma.
Mário Borba, vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa/PB), destacou o compromisso da empresa em tornar o projeto viável.
“É um orgulho muito grande para o Sistema CNA e para os produtores de palma do Nordeste termos a possibilidade de lançar o maquinário na Agrishow”, disse Borba.
A palma forrageira, devido ao seu elevado valor nutritivo, é empregada como opção na alimentação de animais na região Nordeste, favorecendo o avanço da pecuária no semiárido brasileiro.
A mecanização da colheita deve aumentar a produção de palma no país, cuja maior parte (98,8%) está concentrada no Nordeste, segundo o Censo Agropecuário 2017 do IBGE.
A CNA forneceu suporte financeiro para o desenvolvimento da pesquisa e do protótipo em um período de dois anos.
O equipamento será acoplado a um trator e transportará a palma por meio de uma esteira até um carroção ou vagão forrageiro. A partir daí, o produto será triturado e enviado diretamente aos cochos de alimentação dos animais, otimizando o processo produtivo.
Fonte: CNA.