No sábado (21), o Agrozil foi convidado pelo deputado João Mádson para assistir de perto como é feita a aspiração folicular das vacas doadoras da Fazenda JM.
Ao todo foram aspiradas o total de 30 matrizes pelo médico veterinário, Michael Medeiros e sua equipe competentíssima.
A Fazenda é referência no Piauí na produção de bezerros da raça Nelore de qualidade através do melhoramento genético.
Como funciona aspiração folicular para FIV em bovinos?
As aspiração folicular em bovinos têm ganhado grande destaque na pecuária nacional. Isso porque, a área da reprodução bovina cresceu significativamente nos últimos anos. Principalmente em virtude da maior demanda pelo nascimento de animais com características genéticas superiores.
Soma-se a isso o desejo de produtores e veterinários estarem em busca de uma maior taxa de prenhez por ano. O que só é possibilitado com técnicas avançadas de manejo reprodutivo.
O que é aspiração folicular para FIV?
A aspiração folicular em bovinos é uma biotécnica reprodutiva moderna que tem como objetivo coletar os oócitos das vacas para serem fecundados em laboratório e transplantados para uma fêmea receptora. Tudo isso para para se obter animais de alto padrão genético, fruto de doadores que não necessariamente estejam no mesmo local físico.
No entanto, antes de explicar o que é aspiração folicular propriamente dita é importante entender o que é a Fertilização in vitro (FIV). Esta biotécnica tem como objetivo acelerar a produção de animais com características genéticas superiores em um menor tempo.
Para isso, o médico veterinário deve seguir algumas etapas. Primeiramente, deve ser feita a coleta de óvulos de fêmeas doadoras (aspiração folicular). Em seguida, esse material é tratado e então, faz-se a fertilização artificial. Por fim, deve-se completar o procedimento com a transferência de embriões para a fêmea receptora.
Moderna pecuária leiteira evolui no Estado do Piauí
Para João Mádson, o Piauí deve sempre estar buscando pela inovação tecnológica através da genética e melhoria da mão-de-obra qualificada para se obter os melhores resultados.
A JM trabalha com animais que possuem resultados de investimento em pesquisas com parcerias técnicas de outros estados e da adaptação para o desenvolvimento de uma genética piauiense de alto valor.