Exportação

Cooperativa familiar exporta 25 toneladas de castanhas do Piauí para a Itália

De acordo com o diretor-presidente da Cocajupi, Jocibel Bezerra, as castanhas são entregues embaladas a vácuo, prontas para comercialização no mercado italiano.

Diretor-presidente da Cocajupi, Jocibel Bezerra, em meio às caixas de castanhas para exportação

Nesta quinta-feira (07/03), a Central de Cooperativas de Cajucultores no Estado do Piauí (Cocajupi) concluiu a exportação da terceira remessa de uma venda total de 25,4 toneladas de castanha de caju para a Itália, totalizando um valor de R$ 700 mil. A parceria entre Cocajupi e a Cooperativa Chico Mendes, italiana, resultou em uma operação que promove a economia solidária e sustentável.

De acordo com o diretor-presidente da Cocajupi, Jocibel Bezerra, as castanhas são entregues embaladas a vácuo, prontas para comercialização no mercado italiano. O contrato, iniciado em 2023, chega ao fim agora em março de 2024, com a última entrega, dividida em três remessas.

Cooperativa atua no beneficiamento de castanhas de caju

O beneficiamento das castanhas inclui processos de corte, despeliculagem e seleção, seguido pelo embalamento a vácuo. Esta é uma das maiores operações já realizadas pela Cocajupi, demonstrando a crescente demanda por seus produtos. Atualmente, a cooperativa conta com cerca de 120 agricultores familiares envolvidos na produção de caju.

A exportação não só promete aumentar a renda dos agricultores, mas também representa a recuperação do setor após os impactos da pandemia. A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) tem apoiado iniciativas para fortalecer a cadeia produtiva da cajucultura no Piauí, incluindo programas de distribuição de mudas.

A secretária Rejane Tavares destacou o trabalho da SAF em facilitar o acesso a novos mercados e fortalecer a produção de caju, ressaltando a importância dessa exportação para a revitalização do setor após os desafios enfrentados durante a pandemia.


Fonte: Governo do Piauí