Nesta terça-feira (12/03), foi concluída a primeira etapa de divulgação do Projeto Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI) para as entidades da agricultura familiar no território Entre Rios.
O evento aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Amarante e contou com a presença de representantes dos órgãos executores e parceiros do PSI, como a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), a Secretaria de Planejamento (Seplan), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto da Regularização Fundiária e Patrimônio Imobiliário do Piauí (Interpi), a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), e a Ouvidoria Geral do Estado (OGE).
O PSI tem como objetivo promover o aumento da disponibilidade hídrica, recuperação da cobertura vegetal e o apoio na adoção de práticas e tecnologias inovadoras na agricultura familiar. O superintendente de Projetos Territoriais da SAF, Jairo Chagas Júnior, explicou que 15 municípios do território Entre Rios serão contemplados, especialmente aqueles na região da bacia dos rios Piauí e Canindé. O projeto visa melhorar a qualidade de vida e a convivência em regiões de transição entre o cerrado e o semiárido no território.
O evento em Amarante concluiu os lançamentos do projeto nos territórios, abrangendo, além do Entre Rios, as regiões da Serra da Capivara, Vale dos rios Piauí e Itaueira, Vale do Itaim, Vale do Guaribas, Vale do Canindé e Vale do Sambito. Ao todo, serão investidos R$ 737 milhões em 138 municípios de sete territórios de desenvolvimento do Piauí, beneficiando 60 mil famílias.
Fonte: Governo do Piauí