O governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o presidente da Agência de Atração de Investimentos do Estado do Piauí (Investe Piauí), Victor Hugo Almeida, estiveram presentes no lançamento da pedra fundamental do Complexo Industrial Nutriza Alimentos Nordeste S/A, do Grupo Tomazini, em Uruçuí, no sul do estado, neste sábado (25).
O Grupo Tomazini atua no Piauí desde 2009, com destaque na produção de soja e milho, e agora vai investir em um frigorífico de aves. O investimento previsto no projeto é de R$ 2 bilhões, e devem ser gerados cerca de 3.000 empregos diretos e mais 10.000 indiretos.
O novo projeto do grupo no Piauí está voltado para a avicultura, ou seja, a criação de aves para a produção de alimentos. De acordo com o diretor industrial da Friato Alimentos, Giuliano Tomazini, o projeto será implantado em duas etapas. A primeira etapa consiste no abate de 150 mil aves por dia, enquanto a segunda etapa tem a intenção de dobrar esse número e iniciar uma fábrica de produção de salsichas, linguiças, mortadela e outros produtos.
O governador Rafael Fonteles destacou que o empreendimento é muito importante para o desenvolvimento do estado. Com o frigorífico, o Piauí vai proporcionar uma nova fase do agro no estado, que é a industrialização da produção, gerando mais emprego e mais renda.
As tratativas para a instalação do frigorífico em Uruçuí ocorrem desde março de 2023, quando Rafael Fonteles recebeu Giuliano Tomazini e José Mário Tomazini, no Palácio de Karnak, para viabilizar o investimento no estado. A Equatorial Piauí também participou das discussões, por se tratar de um grande projeto e que demanda alto consumo de energia.
Fonte: Governo do Piauí.