O Sistema Precocidade, Produtividade e Sustentabilidade (Sistema PPS) é uma abordagem agropecuária que combina a integração lavoura-pecuária (ILP) e a pecuária-floresta (IPF) em um esquema de rotação de rebanho nelore, de acordo com a categoria animal. O objetivo é obter melhores resultados em termos de ganho de peso, crescimento, desempenho reprodutivo e saúde animal.
O Sistema PPS fornece recomendações de rotação dos animais na propriedade ao longo do ano, visando aproveitar as vantagens da ILP, como o maior ganho de peso, e dos sistemas com árvores, como a melhor saúde, a precocidade sexual e a redução do estresse térmico em momentos específicos. Além disso, o sistema também inclui recomendações de manejo sanitário.
Esta abordagem produtiva se baseia em mais de 15 anos de pesquisas da Embrapa Agrossilvipastoril com sistemas integrados de produção agropecuária e em outros estudos científicos. O Sistema PPS é recomendado para fazendas de cria, recria e terminação no Brasil Central e na região Norte.
Foi desenvolvido pela Embrapa em parceria com outras instituições. As recomendações de adoção do Sistema PPS estão detalhadas em uma publicação técnica da série Sistemas Produtivos, disponível para download gratuito no site da Embrapa.