Laranja

Preços da laranja seguem em alta no mercado interno

Oferta limitada de frutas de bom padrão impulsiona as cotações O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), ligado à Esalq/USP, trouxe à tona um cenário preocupante para o mercado de laranjas: os preços continuam subindo. A principal razão para essa alta é a oferta limitada de frutas com boa qualidade. Números que falam …

Oferta limitada de frutas de bom padrão impulsiona as cotações

Apenas um maior volume de chuvas e temperaturas mais amenas devem proporcionar alguma melhora às laranjas no pé

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), ligado à Esalq/USP, trouxe à tona um cenário preocupante para o mercado de laranjas: os preços continuam subindo. A principal razão para essa alta é a oferta limitada de frutas com boa qualidade.

Números que falam por si:

  • Preço médio: Nesta semana, a laranja pera atingiu a média de R$ 125,97 por caixa de 40,8 kg, um aumento de 1,28% em relação à semana anterior.
  • Qualidade: Segundo o Cepea, a maioria das frutas disponíveis no mercado apresenta sinais de murcha, o que compromete seu valor comercial.

Causas da alta:

  • Condições climáticas: A falta de chuvas suficientes e as altas temperaturas têm prejudicado os pomares, resultando em uma produção menor e de qualidade inferior.
  • Demanda: A demanda por laranja, por outro lado, se mantém estável, o que contribui para a pressão sobre os preços.

O que esperar para o futuro?

As perspectivas para o setor não são muito otimistas no curto prazo. Segundo especialistas, apenas um aumento significativo e constante nas chuvas, aliado a temperaturas mais amenas, pode reverter essa situação e proporcionar uma recuperação dos pomares.

As chuvas recentes não foram suficientes:

Apesar das recentes precipitações, os agentes consultados pelo Cepea afirmam que ainda é necessário um volume maior e mais constante de chuvas para que os pomares de laranja e limão se recuperem completamente.