segurança

Debate sobre a normatização de EPIs agrícolas reúne especialistas

O especialista Hamilton Ramos, coordenador do programa IAC-Quepia, discutirá nesta quinta-feira (27/03) a relevância da normatização dos EPIs agrícolas. O evento, transmitido online, conta com a participação de Marcelo Macedo, da AZR EPI, e Rafael Franco, da Tecmater EPI, ambos reconhecidos fabricantes de equipamentos para a agricultura. A ação é promovida pela ABNT (Associação Brasileira …

O especialista Hamilton Ramos, coordenador do programa IAC-Quepia, discutirá nesta quinta-feira (27/03) a relevância da normatização dos EPIs agrícolas. O evento, transmitido online, conta com a participação de Marcelo Macedo, da AZR EPI, e Rafael Franco, da Tecmater EPI, ambos reconhecidos fabricantes de equipamentos para a agricultura. A ação é promovida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Reprodução/Freepik

Raul Casanova Júnior, diretor executivo da Animaseg e superintendente do ABNT/CB32, será o mediador da conversa. O evento abordará o cenário atual dos EPIs no setor agrícola, incluindo temas como regulamentação, fiscalização, inovações tecnológicas e o papel da pesquisa para a segurança rural.

Os EPIs agrícolas são essenciais para a proteção de trabalhadores durante o uso de agroquímicos e contribuem para a aplicação eficaz de defensivos. Ramos, coordenador do programa IAC-Quepia, se tornou uma referência mundial na qualidade desses equipamentos. Ele também dirige o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), em Jundiaí (SP), que abriga o mais moderno laboratório da América Latina para estudos sobre EPI.

Financiado com recursos privados, o programa IAC-Quepia obteve resultados significativos, reduzindo as reprovações nos testes de qualidade de EPIs agrícolas no Brasil de 80% para menos de 20% desde 2010.