O governador do Piauí, Rafael Fonteles, esteve em Ribeiro Gonçalves (PI) nesta quinta-feira (11/05), durante o início das obras da Piauhy Indústria de Alimentos, e ressaltou a relevância do frigorífico agroindustrial como o marco inicial da industrialização da pecuária local.
Durante a solenidade, que contou com a presença de autoridades, empresários e produtores locais, Fonteles destacou a necessidade de agregar valor à produção e aplicar tecnologia na pecuária, assim como ocorre na agricultura.
Com um investimento de R$ 200 milhões, por parte do empresário Alzir Neto, o maior frigorífico industrial do Piauí operará com o Serviço de Inspeção Federal (SIF), sendo um impulso significativo para a economia de Ribeiro Gonçalves.
Durante os dois anos de construção, o empreendimento gerará mil empregos diretos e outros quatro mil indiretos.
O governador enfatizou a qualidade do gado piauiense e a importância de uma indústria capaz de agregar valor à carne produzida no estado.
“Essa indústria vai mudar a realidade da pecuária aqui no sul do estado. Me incomodava o Piauí ser destaque na pecuária e não ter frigorífico industrial. A genética do gado já tem melhorado, mas faltava esse processamento da carne bovina, suína e de caprino. Vai ser uma revolução para Ribeiro Gonçalves. A quantidade de empregos gerados é quase a população da cidade toda”, frisou o gestor piauiense.
Rafael Fonteles parabenizou o proprietário da empresa e se comprometeu a agilizar os processos burocráticos para garantir a conclusão da obra o mais rápido possível.
O governador destacou a disposição do Estado em apoiar o empreendimento e eliminar a burocracia que possa prejudicar seu desenvolvimento.
Durante a solenidade, Alzir Neto agradeceu o apoio e o incentivo do governador Rafael Fonteles, reconhecendo seu papel como entusiasta da indústria e parceiro do setor. O produtor ressaltou a importância de tornar o Piauí referência na indústria pecuária e exportar os produtos do estado.
Piauhy Indústria de Alimentos
O nome da empresa é uma homenagem à antiga escrita do nome do Estado do Piauí, Piauhy. Ao mesmo tempo, é uma forma de Alzir Neto tornar o Piauí referência em indústria pecuária no Brasil.
“Queremos levar o nome do Piauí para fora, para ser referência em indústria e exportar o nosso nome e isso coaduna muito com o sentimento do governador em verticalizar nosso estado, em exportar nossos produtos”, frisou o empresário.
Fonte: Governo do Piauí.