Mercado

Preços do arroz em casca desaceleram queda e mercado sinaliza maior equilíbrio

A queda nos preços do arroz em casca perdeu força nos últimos dias, indicando possível equilíbrio entre oferta e demanda, segundo o Cepea. Apesar disso, o mercado ainda registra baixa liquidez. Compradores seguem cautelosos, devido à dificuldade de repassar os preços do arroz em casca para o produto beneficiado. Produtores, por sua vez, continuam retraídos …

A queda nos preços do arroz em casca perdeu força nos últimos dias, indicando possível equilíbrio entre oferta e demanda, segundo o Cepea. Apesar disso, o mercado ainda registra baixa liquidez. Compradores seguem cautelosos, devido à dificuldade de repassar os preços do arroz em casca para o produto beneficiado.

Reprodução / Freepik

Produtores, por sua vez, continuam retraídos nas negociações spot. Muitos se mostram insatisfeitos com os valores atuais ou estão focados nos trabalhos de campo. Enquanto isso, projeções indicam crescimento da oferta interna na temporada 2024/25, o que pode elevar os estoques de passagem em fevereiro de 2026.

Segundo a Conab, a produção nacional de arroz em casca deve alcançar 12,14 milhões de toneladas, alta de 14,75% em relação à safra anterior. Com as importações mantidas em 1,4 milhão de toneladas, a oferta interna total pode atingir 14 milhões de toneladas aumento de 13,77% frente à temporada 2023/24.

Mesmo com o cenário de aumento na oferta, agentes do setor esperam crescimento da demanda internacional. A expectativa é de que restrições comerciais impostas pelos Estados Unidos possam favorecer as exportações brasileiras nos próximos meses.