Crescimento

Exportação de ovos mineiros dispara com surto de gripe aviária nos EUA

As exportações de ovos de galinha de Minas Gerais cresceram expressivamente em março, impulsionadas pelo surto de Influenza Aviária nos Estados Unidos, segundo balanço da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A doença forçou o abate de aves no país norte-americano, abrindo uma janela de oportunidade para os produtores brasileiros, com destaque …

As exportações de ovos de galinha de Minas Gerais cresceram expressivamente em março, impulsionadas pelo surto de Influenza Aviária nos Estados Unidos, segundo balanço da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A doença forçou o abate de aves no país norte-americano, abrindo uma janela de oportunidade para os produtores brasileiros, com destaque para os mineiros.

Reprodução / Freepik

“A demanda americana beneficia o Brasil como um todo, mas Minas Gerais tem vantagens competitivas importantes”, afirma Manoela Oliveira, assessora técnica do Programa AgroExporta. Ela destaca os polos de Montes Claros, no Norte do estado, e do Sul de Minas, especialmente Pouso Alegre, que combinam boa logística, estrutura industrial e acesso a centros de pesquisa.

Com cerca de 21 milhões de galinhas poedeiras, Minas representa 8% do plantel nacional e responde por 7% da produção de ovos do país, o equivalente a 431 milhões de dúzias por ano. A cadeia produtiva é altamente tecnificada e conta com um sistema de defesa sanitária reconhecido, conduzido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

No primeiro trimestre de 2024, as exportações mineiras de ovos cresceram 266%, alcançando US$ 4 milhões em receita e 2 mil toneladas embarcadas. Para o próximo trimestre, a expectativa é dobrar esses números, com projeção de US$ 8 milhões e mais de 4 mil toneladas exportadas.

Segundo a Seapa, o aumento da exportação não compromete o abastecimento interno. Apenas 1% da produção estadual é destinada ao mercado externo, o que garante estabilidade para o consumo doméstico.