inspeção

Estados Unidos farão auditoria sanitária no sistema de exportação de carne bovina do Brasil em maio

O sistema de sanidade pecuária brasileiro passará por auditoria do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em maio. A inspeção, conduzida pelo Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS), é realizada a cada dois anos e inclui visitas técnicas ao serviço oficial brasileiro e a frigoríficos autorizados a exportar carne bovina para o mercado …

O sistema de sanidade pecuária brasileiro passará por auditoria do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em maio. A inspeção, conduzida pelo Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS), é realizada a cada dois anos e inclui visitas técnicas ao serviço oficial brasileiro e a frigoríficos autorizados a exportar carne bovina para o mercado norte-americano.

Reprodução / Freepik

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a auditoria é de rotina e tem como objetivo verificar se o Brasil continua atendendo aos protocolos sanitários acordados entre os dois países. O secretário de Comércio e Relações Internacionais da pasta, Luis Rua, afirmou que a inspeção não será direcionada a empresas específicas, mas ao sistema como um todo, incluindo os procedimentos de inspeção e documentação.

De acordo com Rua, é comum que países importadores realizem vistorias periódicas para avaliar a manutenção das garantias sanitárias. Ele explicou que os frigoríficos visitados são escolhidos por amostragem e critérios logísticos. “É uma agenda rotineira dentro da prática de manutenção de mercados”, pontuou o secretário, reforçando o caráter técnico da ação.

A auditoria norte-americana acontece em um momento de esforço do governo brasileiro para ampliar a confiança internacional na carne bovina nacional, mantendo o acesso a mercados estratégicos e garantindo a competitividade do setor exportador.