Com foco no pescado como alternativa econômica e ambientalmente viável, a segunda edição do IFC Amazônia começou nesta quarta-feira (23/04), e segue até sexta (25/04), no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA). O evento reúne produtores, pesquisadores e instituições financeiras para debater o futuro da pesca e aquicultura na região Norte.

Patrocinado por BNDES, Caixa, Banco do Brasil, Basa e Banpará, o IFC Amazônia se consolida como o principal encontro do setor em um ano estratégico, com a COP30 marcada para novembro, também em Belém. O BNDES, com participação de destaque, apresenta linhas de crédito voltadas à bioeconomia, reforçando o apoio ao desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal.
Entre os principais painéis da programação, o debate sobre crédito para aquicultura e pesca ocorre nesta quarta, às 14h50, com especialistas do BNDES, Banco do Brasil e Ministério da Pesca. O objetivo é orientar produtores e empreendedores sobre como acessar financiamentos para projetos sustentáveis.
Integrado ao 23º Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Conbep), o evento reúne ciência, moda e gastronomia. São 591 trabalhos científicos exibidos digitalmente, desfiles com peças de couro de peixe, oficinas e o Encontro Mulheres das Águas, que promove o protagonismo feminino no setor. A Cozinha Show valoriza a culinária amazônica com receitas à base de pescado.