
O governo federal lançou o programa Solo Vivo como projeto piloto em Mato Grosso, uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso (Fetagri-MT). O objetivo é promover a recuperação de áreas degradadas, aumentar a produtividade, fortalecer a segurança alimentar e fomentar o desenvolvimento social no campo.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, ao longo de quase um ano, a iniciativa atingiu assentamentos de todas as regiões do estado e expandiu suas ações para o país, alcançando o Amapá e São Paulo.
Diante da importância do programa como uma política pública estruturante do governo federal, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o reitor do IFMT, Júlio César dos Santos, irão realizar a solenidade de apresentação dos resultados do Programa Solo Vivo na próxima segunda-feira (8), com início às 8h, no campus do IFMT de Campo Novo do Parecis.
Segundo informações do Ministério, em 2025, foram coletadas e analisadas 1.620 amostras de solo e 5.860 hectares foram beneficiados com as ações do programa, atendendo a 685 famílias em Mato Grosso.
Além da apresentação dos resultados, o ministro fará uma visita técnica ao Laboratório de Análise de Solos do IFMT e participará do lançamento da Revista Digoreste – Edição Especial Solo Vivo, que traz conteúdos sobre as ações desenvolvidas, experiências de campo e perspectivas para fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso.
Serviço
Apresentação dos resultados da primeira etapa do programa Solo Vivo
Quando: Segunda-feira, 8 de dezembro
Onde: IFMT Campus Campo Novo do Parecis – MT-235, Km 12
Programação:
- 8h – Recepção
- 8h30 – Visita ao Laboratório de Análise de Solos do IFMT Campus Campo Novo do Parecis
- 9h30 – Solenidade de apresentação dos resultados obtidos pelo IFMT no Programa Solo Vivo e lançamento da Revista Digoreste – Edição Especial Solo Vivo
Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária.








