
Na primeira semana de fevereiro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado no estado de São Paulo encerrou a R$ 3,0496 por litro, valor líquido de ICMS e PIS/Cofins, com recuo de 1,26% em relação ao período anterior. Segundo dados do Cepea, a última desvalorização do biocombustível havia sido registrada na primeira dezena de outubro de 2025.
De acordo com pesquisadores do Cepea, o resultado está associado à baixa liquidez no mercado spot paulista. O volume total negociado chegou a apresentar crescimento frente ao período anterior, porém a maior parte das transações envolveu pequenas quantidades. A proximidade do carnaval não resultou em aumento significativo no volume negociado.
No mercado externo, as exportações brasileiras de etanol totalizaram 43,3 milhões de litros, volume 74% inferior ao registrado em dezembro de 2025 e abaixo dos 179 milhões de litros embarcados no mesmo período do ano anterior, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Esse foi o menor volume exportado desde fevereiro de 2025, quando os embarques somaram pouco mais de 39 milhões de litros.
Fonte: Cepea.








