Pesquisadores de São Carlos (SP) desenvolveram um novo curativo multifuncional para tratamento de feridas usando uma combinação de nanotecnologia e biotecnologia.
A base do produto desenvolvido é a curcumina, uma substância obtida do açafrão, que apresenta atividades bactericidas, antioxidantes e anti-inflamatórias.
O curativo oferece liberação controlada do ingrediente ativo e supera as limitações do uso da curcumina.
Em testes laboratoriais, o curativo apresentou forte atividade antimicrobiana contra Staphylococcus aureus, bactéria comumente associada a infecções de pele.
Os pesquisadores criaram um nanomaterial baseado em membranas poliméricas bicamadas, compostas por fibras eletrofiadas de ácido polilático (PAL) e borracha natural (NR). O resultado obtido abre caminho para ampliar o uso de curativos multifuncionais que liberam lentamente compostos bioativos para o tratamento de feridas como úlceras e queimaduras.
A equipe registrou um pedido de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e agora busca parceiros interessados em avançar no desenvolvimento do produto e realizar testes em larga escala no mercado. A pesquisa foi orientada por Daniel Souza Corrêa, pesquisador da Embrapa Instrumentação, e envolveu dois programas de pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Quer ficar sabendo de tudo o que acontece no agronegócio? Faça parte do nosso grupo no Whatsapp.
Fonte: Embrapa.