Meio Ambiente

Lula propõe recompensas para prefeitos que combatem desmatamento na Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs recompensas para os prefeitos que efetivamente combaterem o desmatamento ilegal e as queimadas na Amazônia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs recompensas para os prefeitos que efetivamente combaterem o desmatamento ilegal e as queimadas na Amazônia. Lula expressou sua proposta durante uma entrevista a rádios dos estados amazônicos na quinta-feira (03/08).

O presidente defendeu um trabalho colaborativo entre todas as esferas do governo para prevenir crimes ambientais, sugerindo a premiação dos prefeitos engajados na conservação ambiental.

Lula também anunciou a realização da Cúpula da Amazônia nos dias 8 e 9 de agosto em Belém. O encontro reunirá líderes dos oito países amazônicos, além dos governadores brasileiros e líderes municipais, para discutir políticas unificadas para a região.

Durante a cúpula, será proposta a instalação de uma base da Polícia Federal (PF) em Manaus para coordenar ações contra crimes organizados e ilegalidades na região. A base atuaria em parceria com as Forças Armadas e com os países fronteiriços.

Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, é quem sugeriu a instalação da base da PF em Manaus. Após a cúpula, equipes de várias áreas do governo devem se reunir para definir ações conjuntas contra a pobreza e a ilegalidade na região.

“Cuidar da Amazônia não é apenas cuidar da floresta, é cuidar do povo amazônico que precisa viver com muita qualidade de vida”, concluiu o presidente Lula.


Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.


Fonte: Agência Brasil.