Pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Embrapa Caprinos e Ovinos e parceiros criaram um fermento lático probiótico a partir de bactérias nativas coletadas do leite de cabra na região da Caatinga. O produto já está disponível para parceiros interessados em expandir sua produção industrial, oferecendo benefícios como propriedades funcionais e custos acessíveis.
As bactérias láticas selecionadas, Lactiplantibacillus plantarum, Lacticaseibacillus rhamnosus e Limosilactobacillus mucosae, foram incorporadas nas Coleções de Microrganismos da Embrapa. O fermento desenvolvido é potencialmente probiótico e pode ser usado na fabricação de queijos, iogurtes e bebidas, com vantagens como adaptação a condições de Semiárido e custos mais baixos.
Testes mostraram que o fermento é estável por seis meses sob congelamento a -18 °C ou refrigeração a 6 °C. Além disso, outras aplicações foram exploradas, como um leite fermentado concentrado com propriedades antioxidantes e uma bebida vegetal probiótica adequada para veganos e alérgicos.
Fonte: Canal Rural.