A 11ª edição do Green Rio/Green Latin America ocorreu na útima quinta-feira (31/08), na Marina da Glória, oferecendo uma série de eventos gratuitos voltados para a bioeconomia global e soluções sustentáveis.
Durante o evento, o governador em exercício e secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, lançou o programa Guanabara Azul. Este projeto de ação integrada visa transformar a Baía de Guanabara, estabelecendo o Centro Integrado de Gestão da Baía de Guanabara, com governança compartilhada e transparente.
O centro contará com uma plataforma de monitoramento em tempo real, possibilitando a integração de tecnologias de informação e comunicação de última geração. Um comitê técnico-científico estabelecerá metas e indicadores para o desenvolvimento sustentável da Baía de Guanabara, visando melhorar as condições de vida da população e promover o crescimento da economia azul.
O Green Rio também proporcionou um espaço para discussões e debates sobre a economia azul, com a participação de especialistas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), universidades norte-americanas e da Escola de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), entre outros.
Uma das novidades do evento foi a presença da tecnologia HRios Ecobarreira Inteligente, que monitora, coleta e armazena resíduos sólidos em rios e afluentes usando energia 100% renovável, com o objetivo de contribuir para a despoluição da Baía de Guanabara.
Além disso, o Green Rio reuniu mais de 90 expositores com produtos e inovações relacionados à agricultura, biodiversidade, economia verde e produção sustentável, consolidando-se como uma plataforma importante para negócios sustentáveis na região.
Saiba tudo sobre o agronegócio brasileiro. Informações sobre agricultura, pecuária, economia e política. Siga o Agrozil no Google News.
Fonte: Agência Brasil.