O Piauí está na vanguarda mundial na busca por energias alternativas e pode se tornar o maior produtor de hidrogênio verde do Brasil, de acordo com anúncio feito pelo governador Rafael Fonteles nesta quinta-feira (21/09). Em reunião no Palácio de Karnak com Pedro Vaquer, sócio fundador do Grupo Solatio, foram acertados os detalhes do megaempreendimento.
O Grupo Solatio, um dos maiores produtores de energia solar do país, investirá no Piauí na produção de hidrogênio verde. A instalação será feita na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba e o hidrogênio será exportado pelo Porto de Luís Correia.
O governador Fonteles manifestou sua honra em receber o sócio fundador do Grupo Solatio, Pedro Vaquer, e sua equipe para dar início a essa nova etapa na geração de hidrogênio verde no Piauí. De acordo com o governador, o estado tem muito potencial e esse é apenas o primeiro dos muitos investimentos previstos na área de hidrogênio verde.
De acordo com o governador, o projeto será feito em módulos na ZPE de Parnaíba para se tornar o maior complexo de hidrogênio verde do país, com produção também de amônia e metanol para exportação.
O diretor da Investe Piauí, Victor Hugo, ressaltou a importância do empreendimento para alcançar a meta de Fonteles de impulsionar as exportações pelo Porto de Luís Correia.
De acordo com Pedro Vaquer, sócio-fundador do Grupo Solatio, é uma honra para a empresa estar no Piauí e ele espera que essa seja a primeira de muitas visitas ao estado. Ele destacou que conheceu o governador Rafael Fonteles há cerca de 6 meses em Brasília, quando o hidrogênio verde passou de ideia para realidade viável para a Solatio. Agora, a empresa investirá no Piauí motivada pela competência do governo estadual e o grande potencial para produção de energia limpa.
Solatio
A Solatio é uma empresa com vasta experiência no setor de energia solar, atuando há mais de 20 anos na Europa, onde desenvolveu mais de 120 projetos. Desde sua chegada ao Brasil em 2009, tornou-se a maior desenvolvedora de projetos solares da América Latina, com mais de 6 GW desenvolvidos.
A companhia está entre as mais competitivas do mercado em todos os setores do solar fotovoltaico no país, incluindo o Ambiente de Contratação Regulada (ACR), o Ambiente de Contratação Livre (ACL) e a Geração Distribuída (GD). Seus projetos são reconhecidos pela alta qualidade e custos atraentes.
Fonte: Solatio; Governo do Piauí.