A Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do Brics, realizada nesta quinta-feira (17/04), em Brasília, resultou na ratificação consensual de uma nova declaração entre os 11 países que atualmente compõem o bloco. O encontro reuniu mais de 100 representantes entre ministros, vice-ministros, embaixadores, técnicos e secretários no Palácio do Itamaraty, para consolidar compromissos voltados à segurança alimentar, sustentabilidade e facilitação do comércio agrícola.

Em entrevista por telefone logo após o evento, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Luis Rua, destacou a importância do documento e o trabalho intenso das equipes técnicas do Mapa. “Este foi o culminar de dois meses de trabalho, com a equipe reunida desde segunda-feira em Brasília para finalizar os termos com os países. A ratificação mostra o compromisso conjunto em avançar em temas estratégicos”, disse.
Um dos pontos de destaque, segundo Rua, foi o avanço nas tratativas para adoção da certificação eletrônica fitossanitária e veterinária entre os países do Brics. “Há um interesse claro em modernizar os processos, reduzir a burocracia e cortar custos operacionais, o que facilitará o comércio de produtos agropecuários”, afirmou.
Além da digitalização de processos, a declaração também reafirma o compromisso do bloco com a agricultura familiar, recuperação de terras degradadas, pesca sustentável, promoção da equidade de gênero no campo e inovação tecnológica adaptada às realidades locais.
A reunião reforça o papel estratégico do Brics na segurança alimentar global, reunindo países que respondem por metade da população mundial e 80% da produção global de alimentos por valor.