Cacau

Mapa promove workshop sobre projeto GCF Cacau Brasil Agrofloresta

A abertura do evento foi conduzida por Christian Fischer, representante do IICA no Brasil, ressaltando a importância de avançar rumo à sustentabilidade na agropecuária brasileira.

Mapa realiza workshop para apresentar projeto GCF Cacau Brasil Agrofloresta

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em colaboração com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA Brasil), promoveu na manhã de quarta-feira (13/03) o Workshop de lançamento do Programa GCF Cacau Brasil Agrofloresta. Este programa visa beneficiar diretamente 17.500 famílias e indiretamente 372 mil famílias, concentrando-se na capacidade adaptativa para reduzir a vulnerabilidade climática das comunidades cacaueiras nas regiões Transamazônica do Pará (Bioma Amazônia) e Sul da Bahia (Bioma Mata Atlântica).

A abertura do evento foi conduzida por Christian Fischer, representante do IICA no Brasil, ressaltando a importância de avançar rumo à sustentabilidade na agropecuária brasileira. Participaram também Alderi Araújo, diretor executivo de Governança e Gestão da Embrapa, e Pedro Neto, secretário adjunto de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa. A iniciativa do GCF foi apresentada aos participantes por Giovanni Coelho, gestor de projetos do IICA.

Mapa realiza workshop para apresentar projeto GCF Cacau Brasil Agrofloresta

Pedro Neto destacou a relevância da cadeia produtiva do cacau para o país e sua crescente importância a nível mundial. Ele enfatizou a complexidade da cadeia produtiva e a necessidade de fortalecer os negócios relacionados ao cacau.

A programação do workshop incluiu uma palestra sobre as estratégias para fomentar o desenvolvimento sustentável das regiões produtoras de cacau no Brasil, com apresentações sobre o Plano Inova Cacau 2030, realizadas por Paulo Marrocos, pesquisador da Ceplac, e Pedro Ronca, representante da CocoaAction Brasil.

O evento também contou com uma oficina, onde grupos discutiram desafios e soluções para a cadeia de valor e qualidade do cacau, a viabilidade econômica dos Sistemas Agroflorestais com Cacau e o papel do setor financeiro frente às mudanças climáticas na cadeia produtiva do cacau.


Fonte: MAPA