Desenvolvimento e Parcerias

No Paraguai, gestores da CNA discutem tecnologias de manejo da ferrugem asiática da soja

Durante o encontro, eles compartilharam técnicas similares de manejo da cultura e discutiram como os países podem unir esforços na articulação e no debate com países importadores

Gestores da CNA discutem tecnologias de manejo da ferrugem asiática da soja no Paraguai. Foto: Divulgação/CNA.

Maciel Silva, diretor técnico adjunto da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da entidade, Ricardo Arioli, estiveram em Ciudad del Este, no Paraguai, nos dias 20 e 21 de abril para discutir novas tecnologias de manejo integrado de ferrugem asiática da soja com produtores e representantes de entidades paraguaias.

No primeiro dia da visita, foram realizadas visitas a áreas produtoras da região, com o objetivo de verificar de perto as práticas e produtos de manejo que têm apresentado melhores resultados.

Maciel Silva afirmou que as discussões foram relevantes para entender os problemas enfrentados pelos produtores paraguaios com a praga e para entender de que maneira os produtores brasileiros podem trabalhar na prevenção e manejo da ferrugem, reduzindo os impactos financeiros.

Já no segundo dia, os representantes dos dois países debateram a sustentabilidade na produção de soja. Durante o encontro, eles compartilharam técnicas similares de manejo da cultura e discutiram como os países podem unir esforços na articulação e no debate com países importadores, que têm ampliado a pressão quanto aos parâmetros de produção.

Além dos representantes da CNA, participaram do encontro, promovido pela Corteva, representantes da Fundação Chapadão, Aprosoja Mato Grosso do Sul, Aprosoja Rio Grande do Sul e Aprosoja Brasil. Representantes da Associação de Produtores de Soja (APS) do Paraguai também estiveram presentes.


Fonte: CNA.