Evento

The Brazil Conference & Expo alcança sucesso com 2.500 profissionais e 120 marcas

Feira internacional da indústria de frutas, flores, legumes e verduras reforça conexões comerciais e tendências do setor

Foto: Reprodução

A The Brazil Conference & Expo, uma feira internacional da indústria de frutas, flores, legumes e verduras realizada pela IFPA no Brasil e organizada pela Francal Feiras, alcançou um grande sucesso, com a presença de mais de 2.500 profissionais e 120 marcas que fizeram negócios de destaque.

Durante dois dias intensos, o evento foi um ponto de encontro para conexões comerciais, troca de informações e integração de diferentes segmentos da cadeia produtiva. O balanço completo dos negócios nacionais e internacionais ainda está por ser determinado, mas ficou claro que a The Brazil Conference & Expo teve um impacto significativo.

Junior Lucato, presidente do Conselho da IFPA no Brasil, comentou: “Foram dois dias de muita conexão, negócios, informação e integração do setor. Vai demorar umas semanas para ter ideia do balanço dos negócios nacionais e internacionais, mas todos saíram do evento com a certeza de muitos interesses comerciais que vão valer pelo ano. A The Brazil Conference & Expo é muito segmentada, por isso recebemos varejistas de todo o país, de hortifrutis às grandes redes e esse ano costuramos uma importante aproximação com o setor de foodservice e com o Secretário de Agricultura do estado de S. Paulo que prestigiou a abertura do evento e ficou encantado com a área de exposição.”

Um destaque da feira foi a delegação do Chile, que fez diversos negócios com redes varejistas. O Country Manager da IFPA no Chile, Ivan Correa, anunciou planos de trazer uma delegação de supermercadistas em 2024 para ampliar a importação de produtos brasileiros, especialmente frutas.

A conferência associada à feira ofereceu um conteúdo rico em informações para a tomada de decisão, incluindo dados globais do setor de FFLV, tendências e o perfil do novo consumidor. Além disso, o evento contou com uma palestra motivacional de Bernardinho, ex-técnico de vôlei.

A feira apresentou mais de 40 lançamentos, com uma tendência notável de licenciamento de personagens infantis para frutas e legumes, com o objetivo de sensibilizar as crianças. Também foram introduzidas novas embalagens adequadas para solteiros e famílias pequenas, além de opções para consumo imediato. Outros lançamentos incluíram frutas orgânicas e novos sabores de uvas.

Uma inovação na edição deste ano foi a apresentação de produtos tecnológicos no Espaço Startup e nas empresas de rastreabilidade, certificações e auditoria exclusivos para o setor. Giampaolo Buso, da empresa de tecnologia PariPassu, comentou: “Ter empresas de tecnologia e startups é um diferencial da feira. Esse ano fizemos muitos negócios, foi excelente o resultado para novas oportunidades.”

Enquanto o desafio global é aumentar o consumo de produtos frescos, no Brasil, esse desafio é ainda maior. Junior Lucato observou: “Diariamente, qualquer pessoa devia comer 400g de FLV, mas o brasileiro consome menos de 150g. Podemos aumentar a produção, diminuir o desperdício e equilibrar o preço final. Fazemos campanhas de sazonalidade, promovemos treinamentos para o varejo, conectamos a cadeia para superar esse desafio.”

Miriam Wolk, diretora de associados da IFPA, destacou o papel único da organização em apoiar produtores em todo o mundo e promover o aumento do consumo de produtos frescos. “Nosso objetivo é aumentar a influência no mundo, garantir que programas e recursos apoiem globalmente os associados, os ajudem a enfrentar desafios de sustentabilidade e que os consumidores aumentem o consumo de produtos frescos,” afirmou ela.

Sobre a IFPA: A International Fresh Produce Association é a maior e mais diversificada associação internacional que atende toda a cadeia de suprimentos de frutas, flores, legumes e verduras.


Fonte: Notícias Agrícolas